Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PILATES.. a atividade física do futuro??

           Se você simplesmente não pode nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar alongamento e fortalecimento muscular. Você vai conhecer agora, um método de exercício não aeróbico, mas de forma suave, que fornece tônus, flexibilidade muscular, equilíbrio postural, relaxamento, entre outros benefícios.
Pilates é um método de condicionamento físico e mental, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, dedicado a explorar o potencial do corpo humano, reequilibrando-o e educando-o. Sendo assim, um sistema de exercícios de alongamento, de fortalecimento e conscientização, tendo com base os seus princípios.
            O método Pilates pode ser praticado por todos os grupos de pessoas, desde sedentários, atletas, e especialmente por gestantes, desde que sejam acompanhados por profissionais especializados. E ainda não tem idade ideal, mas é necessário que a pessoa ou a criança consiga realizar os exercícios sem fugir dos princípios do método e manter a concentração.
O Pilates na terceira idade vai desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, pois uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.
            Os exercícios do método são praticados no solo (Mat Pilates) com o peso do próprio corpo ou com pequenos acessórios, como: flex ring toner, rolo, bolas e faixa elástica. E os exercícios quando são realizados em aparelhos específicos (Pilates Studio), como: reformer, trapézio ou cadilaque, cadeira (chair), barril (ladder barrel), tudo de uma forma agradável.
            O tempo de duração de cada aula é cerca de 1 hora, e durante a aula são realizado exercícios de relaxamento, fortalecimento, alongamento, reeequilíbrio muscular, de forma global.
            As aulas podem ser realizadas todos os dias, pois não tem contra indicações. Para quem tem pressa de ficar em forma, os instrutores garantem que o resultado é rápido. E podem ser feitas de forma individual ou em grupo, porém grupos pequenos, para que o profissional possa atender de forma satisfatória todo os alunos. 
            Benefícios do método:
·   Correção Postural;
·   Melhora da força muscular;
·   Melhora do alongamento muscular;
·   Aumento da Flexibilidade;
·   Define os músculos;
·   Previne e alivia dores musculares;
·   Melhora a capacidade respiratória;
·   Alivia estresse e tensões;
·   Melhora do condicionamento físico e metal;
·   Melhora da concentração;
·   Promove o relaxamento;
“Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz!”
(Joseph H. Pilates)

sábado, 25 de dezembro de 2010

Alongamento, JÁ!!

Alongamentos são exercícios que tem como objetivo o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento, causam a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.
Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade e a qualquer hora. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
A prática de atividade física, de maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Tanto como uma vida sedentária.
A queixa mais freqüente encontrada tanto entre sedentários, como entre atletas, é a perda da flexibilidade, causando dor e encurtamento muscular. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
A respiração é fundamental, pois a respiração profunda causa o relaxamento. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda, como já dito.
Antes de realizar a prática de alongamentos, vale aprender a forma correta de executar. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 á 60 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
O mesmo alongamento pode ser repetido, cerca de 3 vezes. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.
Importante lembrar que a regularidade da prática, é necessário para um bom alongamento. Alongando adequadamente a musculatura, protegendo e melhorando o desempenho muscular.  
            Os benefícios principais do alongamento são: reduz as tensões musculares; promover o corpo ao relaxamento; previne lesões (distensões musculares, entorses); melhora a postura e o esquema corporal; ativa a circulação; reduz a ansiedade, estresse e a fadiga; previne dores, etc.
Lembre-se fazer alongamentos não é competir. Não há necessidade de comparar-se com os outros pois todos são diferentes. Além do mais, a cada dia estamos diferentes, em termos de flexibilidade.
Faça alongamentos dentro de seus limites, e tornará mais flexível.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fisioterapia!!


A Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano. Além disso a fisioterapia previne e trata os distúrbios biomecânicos e a funcionalidade humana decorrentes da alterações. Promovendo a melhor qualidade de vida ao paciente.
O fisioterapeuta é um Profissional da Saúde, com formação acadêmica Superior que está capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever tratamentos, dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta.
Ainda a fisioterapia pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados. 
A fisioterapia atua em três principais bases: 
  • Prevenção;
  • Reabilitação;
  • Reintegração;
A reintegração do paciente à sociedade é outro objetivo importante do fisioterapeuta. Sendo que o fisioterapêuta precisa estimular e trabalhar em cima das dificuldades motoras devido as seqüelas irreversíveis que os pacientes sofrem (como perda de membros, lesões neurológicas, etc) trabalhar também o psicológico desse paciente diante a sociedade.

A fisioterapia apresenta diversos recursos Fisioterapêuticos, dentre eles podemos citar os mais comuns:
  • Cinesioterapia – É a terapia por movimentos;
  • Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o Laser, TENS, Ondas Curtas, dentre outros;
  • Recursos manuais - São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias, também podemos citar as trações segmentares e axiais;
  • Hidroterapia – Tratamento realizando no ambiente aquático, sendo a piscina aquecida;
  • Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico; 
  • Técnicas posturais – Como RPG, Pilates, Iso Stretching, entre outras.
A Fisioterapia é uma carreira que exige muita dedicação e constante atualização desde o primeiro dia de aula até toda a vida profissional. É assim tem que precisa ser vista a profissão de fisioterapêuta, na qual é preciso se dedicar às pessoas e saber tratá-las com muita paciência e atenção, buscando intervir nas dificuldades e limitações físicas de cada paciente.