Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alteração Postural, Eu Tenho?!

A postura é a capacidade de manter e movimentar as partes corporais de maneira coordenada e confortável, sem perder a funcionalidade dos gestos, sem sobrecarregar o sistema ósteo-articular e sem gerar tensões desnecessárias. Não há como estabelecer um padrão postural. Ou seja, postura é a atitude que o corpo adota em relação ao espaço para manter-se em equilíbrio com um todo.
A boa postura proporciona a flexibilidade e a mobilidade articular do corpo e contribui para o bem estar do indivíduo. Os seres humanos são desafiados pela força da gravidade para manter o equilíbrio do corpo sobre a pequena área de suporte delimitada pelos pés.         
Nos últimos anos ocorreu um aumento em relação às alterações da postura corporal, não somente ligada à parte estética, mas com a qualidade vida. Sendo que a postura pode ter relação com os seguintes aspectos:
Sócio-culturais: Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.
Psicológicos: Percepção pessoal em relação ao mundo. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.
Biológicos: São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).

Alterações Posturais da Região da Coluna

Dentre as alterações posturais, podemos citar as mais comuns, como: a Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose, Joelhos Valgo e Joelhos Varo, Pés Plano e Pés Cavo.
Cabe aos fisioterapeutas responsáveis em avaliar e tratar tais indivíduos ter em mente as possíveis alterações posturais que o individuo possa vir a apresentar.
Para avaliar uma alteração postural o fisioterapeuta realizará uma série de testes com o indivíduo em pé, sentado, e ao caminhar. Após a realização do teste e da observação da estrutura óssea do indivíduo será indicado o melhor tratamento
            O tratamento para essas alterações posturais é o reequilíbrio postural, através de algumas técnicas: RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, Manobras Miofasciais, Maitland e etc.
Dentre as técnicas citadas, a RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica que trata das desarmonias do corpo humano baseando-se em posturas nas quais o paciente assume uma das posturas de acordo com a patologia e permanece por um tempo determinado.
O método Pilates possui uma variedade de exercícios que devem ser feitos com concentração e consciência corporal, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo. A região abdominal é muito solicitada para a realização dos exercícios, que sincronizam a respiração com o movimento.

Alterações Posturais dos Joelhos

     Benefícios do Reequilíbrio muscular:
·         Analgesia;
·         Melhora da amplitude de movimento;
·         Melhor flexibilidade;
·         Melhor resistência muscular;
·         Relaxamento muscular;
·         Coordenação Motora;
·         Conscientização Corporal.

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas.