Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fisioterapia!!


A Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano. Além disso a fisioterapia previne e trata os distúrbios biomecânicos e a funcionalidade humana decorrentes da alterações. Promovendo a melhor qualidade de vida ao paciente.
O fisioterapeuta é um Profissional da Saúde, com formação acadêmica Superior que está capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever tratamentos, dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta.
Ainda a fisioterapia pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados. 
A fisioterapia atua em três principais bases: 
  • Prevenção;
  • Reabilitação;
  • Reintegração;
A reintegração do paciente à sociedade é outro objetivo importante do fisioterapeuta. Sendo que o fisioterapêuta precisa estimular e trabalhar em cima das dificuldades motoras devido as seqüelas irreversíveis que os pacientes sofrem (como perda de membros, lesões neurológicas, etc) trabalhar também o psicológico desse paciente diante a sociedade.

A fisioterapia apresenta diversos recursos Fisioterapêuticos, dentre eles podemos citar os mais comuns:
  • Cinesioterapia – É a terapia por movimentos;
  • Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o Laser, TENS, Ondas Curtas, dentre outros;
  • Recursos manuais - São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias, também podemos citar as trações segmentares e axiais;
  • Hidroterapia – Tratamento realizando no ambiente aquático, sendo a piscina aquecida;
  • Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico; 
  • Técnicas posturais – Como RPG, Pilates, Iso Stretching, entre outras.
A Fisioterapia é uma carreira que exige muita dedicação e constante atualização desde o primeiro dia de aula até toda a vida profissional. É assim tem que precisa ser vista a profissão de fisioterapêuta, na qual é preciso se dedicar às pessoas e saber tratá-las com muita paciência e atenção, buscando intervir nas dificuldades e limitações físicas de cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário