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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PILATES.. a atividade física do futuro??

           Se você simplesmente não pode nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar alongamento e fortalecimento muscular. Você vai conhecer agora, um método de exercício não aeróbico, mas de forma suave, que fornece tônus, flexibilidade muscular, equilíbrio postural, relaxamento, entre outros benefícios.
Pilates é um método de condicionamento físico e mental, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, dedicado a explorar o potencial do corpo humano, reequilibrando-o e educando-o. Sendo assim, um sistema de exercícios de alongamento, de fortalecimento e conscientização, tendo com base os seus princípios.
            O método Pilates pode ser praticado por todos os grupos de pessoas, desde sedentários, atletas, e especialmente por gestantes, desde que sejam acompanhados por profissionais especializados. E ainda não tem idade ideal, mas é necessário que a pessoa ou a criança consiga realizar os exercícios sem fugir dos princípios do método e manter a concentração.
O Pilates na terceira idade vai desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, pois uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.
            Os exercícios do método são praticados no solo (Mat Pilates) com o peso do próprio corpo ou com pequenos acessórios, como: flex ring toner, rolo, bolas e faixa elástica. E os exercícios quando são realizados em aparelhos específicos (Pilates Studio), como: reformer, trapézio ou cadilaque, cadeira (chair), barril (ladder barrel), tudo de uma forma agradável.
            O tempo de duração de cada aula é cerca de 1 hora, e durante a aula são realizado exercícios de relaxamento, fortalecimento, alongamento, reeequilíbrio muscular, de forma global.
            As aulas podem ser realizadas todos os dias, pois não tem contra indicações. Para quem tem pressa de ficar em forma, os instrutores garantem que o resultado é rápido. E podem ser feitas de forma individual ou em grupo, porém grupos pequenos, para que o profissional possa atender de forma satisfatória todo os alunos. 
            Benefícios do método:
·   Correção Postural;
·   Melhora da força muscular;
·   Melhora do alongamento muscular;
·   Aumento da Flexibilidade;
·   Define os músculos;
·   Previne e alivia dores musculares;
·   Melhora a capacidade respiratória;
·   Alivia estresse e tensões;
·   Melhora do condicionamento físico e metal;
·   Melhora da concentração;
·   Promove o relaxamento;
“Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz!”
(Joseph H. Pilates)

3 comentários:

  1. To querendo muito fazer!! adorei o post
    Beijos! :**

    http://futilidademoderna.blogspot.com

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  2. Cynthia obrigada e volte sempre ao blog!!
    Ahhh e não deixe de pratica o Pilates!! :)
    Beeijos! ;)
    Adorei o seu Blog tbm!

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  3. Helloooo. Your blog is very nice. I liked it. I have very interesting blogs. You should visit and follow my blogs. Thanks.

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