Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Síndrome do túnel do carpo (STC)

A Síndrome do túnel do carpo (STC) é o nome da doença decorrente da compressão do nervo mediano que passa na região do punho. Na maioria dos casos essa compressão do nervo deve-se ao estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crônica não específica dos tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor freqüência podem existir doenças associadas comprimindo o nervo.
O nervo mediano supre a porção radial da palma da mão e as superfícies palmares dos dedos polegar, indicador e médio; ele, por vezes, também supre o dorso das falanges distais destes dedos.
Ver o interior do punho vai ajudar você a compreender por que ocorre a STC. O túnel do carpo é uma passagem estreita que atravessa o punho. Tem apenas o tamanho de um selo postal, mas é abarrotado de nervos, vasos sangüíneos e 9 tendões diferentes, que controlam os movimentos dos dedos.
Tipicamente as pessoas acometidas sentem dor, dormência, formigamento, queimação ou sensação de "choques" nas mãos, mais intenso no período noturno, pela manhã ou quando mantém determinada postura contínua, como por exemplo, segurar o volante do carro. Os sintomas podem acometer mais as pontas dos dedos, particularmente o polegar, indicador e médio.
À medida que a condição piora, o desconforto ocorre com mais freqüência e torna-se mais incômodo. Em casos graves, a dor pode começar na mão, passar pelo punho, subir pelo antebraço e chegar até o ombro; a dormência nos dedos e no polegar pode tornar-se constante e os músculos do polegar podem se atrofiar, causando perda da força de garra e de coordenação.
Em quase 90% dos casos a síndrome do túnel do carpo aparece no sexo feminino, entre 30 e 50 anos de idade. Pode desenvolver-se ou piorar por causa do trabalho que requer movimentos repetidos de agarrar, torcer ou girar a mão e o punho, especialmente contra resistência ou usando instrumentos vibratórios. Os sintomas geralmente ocorrem nas duas mãos, mesmo que se inicie apenas em uma.
A causa mais comum da síndrome do túnel do carpo é a realização de movimentos repetitivos e forçados da mão, especialmente com o punho dobrado ou a mão em uma posição desajeitada, o que irrita os tendões e faz com que fiquem mais espessos. Por essa razão, a STC, assim como a tendinite e a bursite, é considerada uma "lesão por esforço repetitivo". Contudo, condições médicas tais como artrite reumatóide, hipotireoidismo, gravidez e excesso de peso podem também levar a sintomas da síndrome do túnel do carpo por causarem edema dentro do já apertado túnel do carpo.
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia, esse exame é o meio mais específico de diagnosticar a STC. O diagnóstico clínico inclui percutir o punho, o que causa formigamento na área da dor se estiver presente uma STC; e a flexão forçada do punho, que também pode reproduzir a dor.
O tratamento conservador visa primeiramente aliviar a pressão no nervo mediano. O uso de uma tala no antebraço à noite, pode ajudar, mantendo a mão virada para cima e o punho estendido. Os medicamentos antiinflamatórios (quando indicado pelo medico) podem aliviar o quadro de dor também. Na fisioterapia, o tratamento é feito através de exercícios de alongamentos, fortalecimentos, de amplitude de movimento e através ainda da Eletroterapia associado à Crioterapia.
Se as formas conservadoras de tratamento se mostrarem ineficazes, poderá ser necessária uma cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo e impedir que ocorra dano permanente. Geralmente a força muscular retorna gradualmente após esse tipo de cirurgia.
Fazendo algumas mudanças simples no seu estilo de vida cotidiano você pode impedir que a síndrome do túnel do carpo apareça. Se você já tem essa condição, as mudanças no estilo de vida podem impedir que ocorram danos adicionais. Existem formas de prevenção da síndrome do túnel do carpo. Para começar deve-se evitar sempre que possíveis posições de trabalho com punho que não são naturais ou desajeitadas.
É aí onde a ergonomia desempenha um papel importante. Deve-se ter a estação de trabalho avaliada e ajustada para se ajustar aos requerimentos físicos da pessoa. Outra forma de prevenção é fazer mini pausas durante o dia de trabalho. Também ajuda alongar e relaxar os ombros, costas, punhos e mãos entre longos períodos de trabalho.

11 comentários:

  1. Giselle, que tipo de profissional deve-se procurar para diagnosticar esse tipo de problema? Ortopedista? Sinto uma dor absurda no braço e mão direita, já fui em diversos médicos e fisioterapeutas e ninguém resolve :( Bjos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ola!! Obrigada pelo comentário!
    Enfim, vc deve passar pelo um ortopedista novamente, e pedir alguns exames para este profissional. E com o resultado dos exames, será indicado o tratamentp, se já é cirurgico ou apenas Fisioterapêutico! :)
    Agora enquanto isso mantenha repouso dessa mão, evite movimentos repetitivos e pegar peso.
    ok?!
    Se puder ajudar em algo mais!
    Beeijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é ótimo!!
    Eu acho que tenho essa síndrome.Antes de ir no medico eu gosto de ter noção do que eu tenho!O unico lugar que eu achei os sintomas iguais foram aqui.
    Aqui é bem informativo, tudo organizadinho.Está de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela bela materia, a qual me auxiliou em uma duvida.
    A uns 4 meses estou sentindo dormencia, no polegar e no indicador da mao esquerda. A tres dias iniciou na mao direita, nos mesmos dedos.
    Td isso iniciou dps de uma forte dor, que teve inicio no ombro e dps por td braço esquerdo. A dor era terrivel e parecia vim dos ossos, mas acredito ter sido nos nervos.
    Encontrei o seu Blog, dps de uma pesquisa na Net.
    Meu Blog http://www.thefoxreflexao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    Estou com uma dor chatinha no dedo polegar, fui apertar um parafuso com uma chave de fenda e apartir daí o meu polegar direito, +/- na ultima junta começou a doer, passo um dedo em cima de onde dói e sinto como se tivesse uma saliência no locar!!
    já fazem duas semanas que estou assim e estou vendo que sempre que alguma coisa bate em cima dói mais ainda, as vezes alivia um pouco mais basta algo encostar em cima que a dor já volta, as vezes perco até as forças na mão por causa dessa dor!!
    Por favor me ajude!!
    muito obg.

    ResponderExcluir
  6. Olá, enfim também estava querendo saber que estranho é essa dor apenas nas articulaçoes do dedo polegar indicador além de ficar as pontas frias( estranho), diferente dos outros dedos fiquei proecupada , mas antes de ir a um especialis também gosto de saber algo na net e acheo algo parecido acredito que sejá um principio de STC,vou a um ortopedista ou neurologista( por causa dos nervos)

    ResponderExcluir
  7. UAU!!!
    ÓTIMO BLOG.
    ARRASOU DRª.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Obrigado pelo Blog, esclareceu-me sobre este assunto...
    já me foi diagnosticado a síndrome, noto que quando pratico musculação piora a dormência da mão à noite, tem alguma coisa relacionado?
    Será que tenho de deixar de ir ao ginásio?

    ResponderExcluir
  9. Duvidas, aqui vocês referem-se mais esforço repetitivo, e se o paciente estiver com Tiroide , tem 50 anos, neste caso o procedimento seris o mesmo? não deveriam ser feitos outros exames?

    ResponderExcluir
  10. Olá !!parabéns pelo blog .
    Sento os sintomas da STC faz alguns meses ,por necessidade comecei a praticar musculação ,mas agora fui diagnosticado com a Stc através do exame tipo tortura (choques e agulhadas ) moderado bilateral, devo parar de fazer a musculação ? Ou devo continuar ?

    ResponderExcluir