Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Bursite - A doença do Ex Presidente!!

A bursite é a inflamação das bolsas sinoviais, ou conhecida também por bursas, que são encontradas nas articulações do corpo humano e auxiliam os movimentos, funcionando como amortecedores, ou seja, evitam o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendões e ossos ou tendões e músculos) e ainda ela reduz a fricção entre os ossos causada pelos movimentos, e torna a articulação mais flexível.
Sendo que bursite, é um problema comum que freqüentemente acontece quando uma articulação é usada em excesso. É mais comum em pessoas que estão acima do peso, idosos ou em diabéticos.
Os locais mais afetados são: ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Ela ocorre mais nos ombros, devido à grande quantidade de bursas ali existentes.
As causas da bursite podem ser por impacto, contusão, traumatismos, infecções e esforço repetido ou uso excessivo. O paciente sente dor e restrição dos movimentos, podendo haver formação de edema. A bursite pode se desenvolver após a execução de um movimento que você não estava acostumado a fazer ou após o aumento de alguma atividade.
Às vezes, a bursite pode surgir sem deixar pistas do que a causou. Tudo que o individuo relata, é que dói. A boa notícia é que, uma vez que você reduza a sua atividade, os sintomas da bursite começam a desaparecer.
Sintomas mais comuns são dores ao redor das articulações (ombro, quadril, cotovelo e joelho) especialmente quando a articulação é pressionada ou é movimentada. O inchaço ou edema, inflamação, a restrição aos emovimentos articulares, são os principais sintomas.
A melhor maneira de se prevenir a bursite é evitar os movimento repetitivos de uma articulação, especialmente se você está acima do peso. Perder peso pode reduzir o risco de desenvolver uma bursite nas pernas.
O tratamento deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de medicamentos e redução dos movimentos na área afetada. Acupuntura e exercícios fisioterapêuticos podem ajudar muito, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica (bursectomia).
Evitar a automedicação é fundamental. Procure seu medico e seu Fisioterapêuta!

Um comentário:

  1. Muito bom teu blog Gii!! Sempre que vejo algo novo eu entro para aprender um pouco mais. Parabéns!!Ótimos post!!Beijo

    ResponderExcluir