Páginas

sábado, 25 de dezembro de 2010

Alongamento, JÁ!!

Alongamentos são exercícios que tem como objetivo o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento, causam a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.
Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade e a qualquer hora. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
A prática de atividade física, de maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Tanto como uma vida sedentária.
A queixa mais freqüente encontrada tanto entre sedentários, como entre atletas, é a perda da flexibilidade, causando dor e encurtamento muscular. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
A respiração é fundamental, pois a respiração profunda causa o relaxamento. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda, como já dito.
Antes de realizar a prática de alongamentos, vale aprender a forma correta de executar. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 á 60 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
O mesmo alongamento pode ser repetido, cerca de 3 vezes. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.
Importante lembrar que a regularidade da prática, é necessário para um bom alongamento. Alongando adequadamente a musculatura, protegendo e melhorando o desempenho muscular.  
            Os benefícios principais do alongamento são: reduz as tensões musculares; promover o corpo ao relaxamento; previne lesões (distensões musculares, entorses); melhora a postura e o esquema corporal; ativa a circulação; reduz a ansiedade, estresse e a fadiga; previne dores, etc.
Lembre-se fazer alongamentos não é competir. Não há necessidade de comparar-se com os outros pois todos são diferentes. Além do mais, a cada dia estamos diferentes, em termos de flexibilidade.
Faça alongamentos dentro de seus limites, e tornará mais flexível.

2 comentários:

  1. Oiee adorei o post!!
    Queria saber mais sobre pilates!! Os benefícios, indicações... Se rolar um post sobre isso vou amar! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ola Suellen pode pode deixar!!
    Sua dica ja está marcada!
    Obrigada viu!
    Um beijo!

    ResponderExcluir